ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


04 equipamentos essenciais para uma Cozinha Industrial

04 equipamentos essenciais para uma Cozinha Industrial
  • 18
  • mai

04 EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS PARA UMA COZINHA INDUSTRIAL

Ser empreendedor é o sonho de muitos brasileiros, mas sonhos são apenas sonhos se ficarem no papel. E para alcançar grandes objetivos é preciso ter planejamento, foco e determinação.

Para aqueles que idealizam ter o próprio negócio, o food service é uma boa oportunidade. Bares, restaurantes e lanchonetes estão cada vez mais em ascensão, podemos observar que até mesmo durante a pandemia o setor alimentício foi um dos grandes sobreviventes. Mas neste segmento, para ter uma empresa sólida, o planejamento deve começar pela cozinha. Isso mesmo, pela cozinha.

Você sabe quais são os equipamentos que não podem ser esquecidos na hora de montar uma cozinha industrial? Hoje vamos apresentar para você os 04 principais. Continue a leitura.

Fogão Industrial

O líder do nosso rancking é o fogão industrial, com ele podemos preparar uma infinita variedade de pratos fritos, cozidos e refogados. Por ser um produto tão versátil, ele muitas vezes substitui outros equipamentos dentro da cozinha, o que otimiza espaço e pode ser útil na hora de economizar para quem está iniciando.

O fogão industrial merece muita atenção no momento da compra, uma vez que existem muitas possibilidades no mercado. Quando falamos de opções de fogão também precisamos pensar no modelo de cozinha em que será utilizado, na demanda de produção e qual a verba disponível para a aquisição.

As informações ainda estão vagas para você? Tudo bem, vamos detalhar mais um pouco e entender quais são as variações de fogões existentes.

O primeiro fator que diferencia os modelos é o material de sua estrutura. Existem alternativas duráveis como o aço inox, resistente à corrosão e oxidação. Mas também temos fogões industriais construídos em aço carbono que, apesar de exigirem um baixo investimento, não são tão duráveis assim.

O fogão a gás é o mais comum, alimentado por uma válvula que permite o controle das chamas. Entretanto, o produto exige um cuidado especial com a segurança já que há possibilidade de vazamentos, queimaduras e incêndios.

Além da estrutura e alimentação de um fogão industrial, é importante destacar queimadores e grelhas. A quantidade de queimadores, popularmente conhecidos como “bocas”, deve atender sua demanda: o cardápio, a quantidade de refeições servidas e o tamanho da sua cozinha. Enquanto as grelhas dependem apenas da medida das suas panelas.

Refrigerador Industrial.

Com uma capacidade ampla para atender grandes volumes de armazenamento de insumos, o refrigerador industrial é a melhor opção para quem vai produzir refeições em larga escala. Além disso, seu sistema de refrigeração tem maior potência para conservar altas temperaturas em relação aos refrigeradores domésticos.

Construído com o objetivo de evitar a proliferação de microrganismos em perecíveis, a escolha bem feita de um refrigerador para ambientes comerciais está diretamente ligada à qualidade dos pratos servidos ao público. Para definir o modelo que melhor atende a demanda da sua cozinha industrial é preciso conhecer bem a operação e a infraestrutura do local.

Igualando-se ao fogão, podemos diferenciar as opções de refrigeradores pela estrutura e, portanto, o tipo de aço. O aço inox, tem se mostrado a melhor escolha quando falamos de matéria prima para equipamentos de cozinha industrial, e por este motivo implica em custos maiores. O comprador pode escolher entre uma possibilidade acessível ou fazer um investimento maior presando pela durabilidade.

Outro ponto, é a orientação do equipamento. Não existe uma regra para definir a orientação dos equipamentos de refrigeração da sua cozinha, o modelo escolhido sempre é de acordo com a operação.

Um refrigerador horizontal é mais útil em cozinhas onde acontecem pré-preparos, pois usa-se o tampo para manipulação de alimentos. Já em áreas de estoque, o refrigerador vertical é uma boa opção para ganhar espaço.

Para aqueles que estão migrando do refrigerador doméstico para um refrigerador industrial, essas informações são essenciais para uma decisão assertiva, e todo cuidado é pouco na hora de preservar e conservar os insumos da sua cozinha.

Mesa Industrial

Equipar a cozinha de um estabelecimento comercial exige atenção e cuidado. Sabendo que o preparo de refeições conta com frequente contato com água e produtos orgânicos, existe um conjunto de leis que padronizam e asseguram a qualidade de tais processos. Uma dessas regras prevê o uso exclusivo de mobiliários construídos em aço inoxidável dentro de cozinhas industriais para prevenir a proliferação de microorganismos e o contato com estruturas corroídas pela oxidação.

Cozinhas de bares, restaurantes, hamburguerias, lanchonetes e padarias, são as grandes consumidoras de mesas industriais, pois são estabelecimentos comerciais e sua produção encaixa-se no perfil mencionado acima.

Além do material de construção, a diferença de uma mesa industrial para uma mesa doméstica é a estrutura robusta capaz de suportar até 150kg, podendo variar de acordo com o tamanho. Mesas como esta encontramos nas opções de encosto em parede ou centro de cozinha, e podem comportar os seguintes acessórios para otimizar espaço e linha de produção:

  1. Cubas de lavagem;
  2. Prateleiras superiores e inferiores;
  3. Rodízios giratórios;
  4. Escorredores de louça;
  5. Tampos de altileno.

Se você está montando uma cozinha comercial, coloque a mesa como um dos primeiros equipamentos da sua lista de compras.

Estante industrial

Por último mas não menos importante, uma solução para a organização do seu restaurante são as estantes. As estantes são um conjunto de montantes sobre estrutura que tem como objetivo acomodar grandes cargas e servir de apoio na organização das cozinhas industriais e câmaras frigoríficas.

Assim como os equipamentos anteriores, também são construídas em aço inoxidável respeitando a legislação. Existem diversos modelos de estantes disponíveis no mercado, como por exemplo:

  1. Estantes de planos lisos;
  2. Estantes de planos gradeados;
  3. Estantes de planos perfurados.

Cada opção está destinada para cargas específicas que o equipamento irá receber. A diferença entre uma estante industrial e uma estante doméstica vai além da sua construção, os modelos industriais são robustos e feitos para suportar grandes volumes, muito úteis em frigoríficos, supermercados, padarias e outros estabelecimentos comerciais. Fica a critério do cliente a escolha das medidas, quantidade e modelo dos planos.

Venha conhecer nossa nova loja na zona sul de São Paulo.

A Cozilândia está se expandindo no mercado e convidamos você para conhecer nossa nova loja no Butantã. Você pode agendar uma visita por telefone ligando para (11) 2727-2626 ou então enviando uma mensagem pelo WhatsApp (11) 9 8172-0040.

Estamos localizados na Avenida Magalhães de Castro, 691 – Butantã – São Paulo – SP.

Faça uma visita e garanta os equipamentos da sua cozinha industrial.

Aricanduva
Butantã