ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


Principais Modelos de Caldeirão Industrial

Principais Modelos de Caldeirão Industrial
  • 17
  • mai

Conforme falamos no artigo anterior do nosso blog, o caldeirão industrial é um equipamento usado para otimizar o processo e garantir a uniformidade dos pratos que serão servidos. Mas cada cozinha, cada preparo e cada situação exige um modelo adequado de caldeirão. Antes de fechar uma compra preste bem atenção no equipamento que está comprando, pois mais importante do que comprar é conhecer a funcionalidade do produto. Continue a leitura!

Caldeirão Autogerador de Vapor

O caldeirão autogerador de vapor é o modelo mais comum e adaptável dentre os caldeirões existentes no mercado. O próprio nome explica bem o modo como este equipamento funciona.

Este caldeirão realiza os cozimentos gerando vapor dentro da camisa. Mas o que é camisa?

Chamamos de camisa o recipiente entre a parte externa e a parte interna da panela. Dentro desta camisa deve-se colocar água, que será aquecida após o acionamento dos queimadores a gás ou das resistências elétricas. Quando esta água atingir a temperatura de ebulição, o vapor irá ser o responsável pela cocção.

Se você precisa preparar arroz, o caldeirão autogerador de vapor é a melhor opção. O cozimento do arroz em uma espécie de banho-maria em pressão proporciona um controle de temperatura entre 97ºC e 107ºC, que conserva as propriedades do arroz.

Caldeirão Vapor Direto

Este caldeirão também é aquecido por vapor dentro da camisa, mas ao contrário do autogerador de vapor, o processo de cocção do caldeirão de vapor direto depende de caldeiras. As caldeiras serão responsáveis por armazenar a água e realizar o processo de ebulição, entregando o vapor ao caldeirão por meio de uma conexão entre os dois equipamentos.

Caso sua cozinha seja equipada com caldeiras externas e possa comportar o caldeirão de vapor direto, você está com sorte. Este modelo pode chegar à 160ºC devido à pressão que a caldeira externa proporciona e por este motivo é o caldeirão mais rápido dentre todos os modelos.

Caldeirão Chama Direta (Estático)

O caldeirão de chama direta (estático) diferencia-se dos demais pela economia que oferece. Este caldeirão não possui camisa, as chamas tem contato direto com o fundo da panela. Dessa forma é possível aproveitar o calor nas laterais do equipamento e o processo torna-se mais rápido. A economia de água também é significante pois caldeirões com camisas exigem um alto volume de água durante a cocção.

Além de cozinhar, no caldeirão estático é possível refogar, fritar e selar as receitas preparadas nele. Mas nada é perfeito, na hora de escolher este modelo é importante estar ciente de que a atenção deve ser redobrada durante a operação para evitar que os alimentos grudem no fundo da panela.

Em um caldeirão de chama direta pode-se cozinhar legumes duros, frutos do mar, carnes e receitas pré-cozidas. Este modelo só está disponível com alimentação a gás.

Caldeirão Fluído Térmico

O caldeirão de fluído térmico é o modelo mais moderno do mercado food-service. Também equipado com uma camisa de vapor em sua estrutura, esse caldeirão diferencia-se dos demais pois a água é substituída por uma parafina térmica.

Esta parafina, ou fluído térmico, já vem armazenada no caldeirão, portanto não precisa ser abastecido.

Se sua cozinha industrial precisa de um equipamento econômico, rápido e seguro, o caldeirão de fluído térmico é uma ótima opção. Entre os benefícios podemos citar a economia de cerca de 60 litros de água diários, economia de energia e gás, otimização do tempo de cozimento e maiores garantias de segurança ao usuário.

Caldeirão Tampa Americana ou Autoclavada?

O fechamento do caldeirão influencia diretamente no processo de cocção dentro da panela, pois conforme é vedado o vapor dentro dela é direcionado de uma forma diferente. Mas fique tranquilo, existem apenas dois modelos de tampas no mercado e são bem simples de entender.

Tampa Americana

A tampa americana é indicada para cozimento de alimentos macios, pois a vedação dela é semelhante à tampa de uma panela comum. Este modelo faz pressão do ar apenas dentro da camisa, não da panela interna.

Tampa Autoclavada

Este modelo de tampa torna o processo de cocção mais rápido pois gera pressão dentro da camisa e também da panela interna. A tampa autoclavada assemelha-se à uma panela de pressão e por comprimir o ar de forma mais intensa conta com maior quantidade de válvulas de segurança.

Caldeirões de tampa autoclavada geralmente são úteis no preparo de alimentos resistentes.

Caldeirão a Gás ou Elétrico?

A alimentação do caldeirão industrial vai depender da necessidade da sua cozinha. Não existe um critério de escolha, o combustível ideal varia dos recursos que você tem disponível.

Capacidade de um caldeirão.

Caldeirões industriais estão disponíveis no mercado em capacidades de 100, 150, 200, 300 e 500 litros, e a produtividade de cada um varia de acordo com o processo, o modelo do caldeirão e o alimento que será preparado. Mas se você conhece perfeitamente sua cozinha industrial, vai saber qual é o equipamento ideal. Caso fique com dúvidas, a Cozilândia pode te dar um apoio.

Garanta seu Caldeirão Industrial na Cozilândia.

Venha visitar a loja da Cozilândia! Temos em estoque caldeirões para sua cozinha industrial.

Estamos localizados na Av. Aricanduva 6.333, mas se você preferir um orçamento via WhatsApp ou por telefone entre em contato pelo número (11) 2727-2626.

Fazendo uma ligação você também pode agendar uma visita em nossa fábrica e conhecer nosso Show Room.

A Cozilândia fabrica equipamentos e mobiliários de aço inox com qualidade e eficiência, valorizando sempre a necessidade de cada cliente.

Aricanduva
Butantã