ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


Aço Inox 430: é ou Não é Recomendado para as Cozinhas?

Aço Inox 430: é ou Não é Recomendado para as Cozinhas?

Sabemos que muitas pessoas têm dúvidas sobre o uso do aço inox 430 nos equipamentos que são utilizados para o processamento de alimentos, ou seja, aqueles que fazem parte das cozinhas industriais. Alguns chegam a dizer que apenas o aço 304 é o recomendado e que qualquer outra matéria-prima não possui qualidade suficiente ou apresentará rapidamente problemas com corrosão. Para tirar essas duvidas, fomos pesquisar diretamente com quem é especialista no assunto, a ABINOX – Associação Brasileira do Aço Inoxidável. No site deles, constam muitas informações interessantes, mas para facilitar apresentaremos nesse artigo todos os dados que encontramos e esclarecem as dúvidas sobre a aplicação do aço inox 430 dentro das cozinhas. Confira!

O aço inox 430 é recomendado para as cozinhas profissionais?

De forma objetiva, já podemos responder que sim, o aço inox 430 é recomendado para as cozinhas industriais. Veja o que encontramos no site da ABINOX.

1. O QUE É AÇO INOX

É um tipo de aço contendo pelo menos 10,5% de cromo, com composição química balanceada para ter uma melhor resistência à corrosão.

2. SOBRE O AÇO INOX NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS

A higiene é um aspecto de suma importância na preparação ou processamento do alimento ou das bebidas. O aço inoxidável tem um registro comprovado de sucesso nestas áreas onde a higiene e a facilidade da limpeza são críticas. A habilidade de permitir fácil limpeza, faz do aço inoxidável a primeira escolha para condições higiênicas estritas, tais como restaurantes, hospitais, cozinhas públicas, etc.

As propriedades do aço inoxidável, dentre elas a resistência a corrosão, a resistência mecânica e a formabilidade são benefícios importantes para os fabricantes e usuários neste setor. A facilidade de limpeza do aço inoxidável é similar àquela do vidro e da porcelana, sendo bastante superior neste quesito aos plásticos, ao alumínio e aos artefatos de barro.

As propriedades de resistência à corrosão, a durabilidade, a proteção do sabor, a economia e a estética conduziram à sua aceitação como material preferido para entrar em contato com alimentos. O aço inoxidável é basicamente inerte à grande maioria dos compostos liberados pelos alimentos, incluindo seus aditivos químicos. Ele normalmente não forma microfissuras, assim evitando a possibilidade de surgimento da infecção bacteriana.

3. O AÇO 316 É O ÚNICO AÇO INOXIDÁVEL QUE É CLASSIFICADO COMO AÇO PARA “ALIMENTO”?

O aço 316 é frequentemente referenciado como aço para “alimento, mas não há nenhuma classificação oficial conhecida para isso de fato, dependendo da aplicação, os aços igualmente comuns como aço inox 304 e aço inox 430 podem ser adequado para processamento e manuseio de alimento. Com ponto de vista, em termos gerais sobre a classificação da resistência a corrosão dos aços, poderíamos diz que o aço classificado como aço para alimento são: aço 316, aço 304 e aço 430.

4. QUAIS OS RISCOS DE CORROSÃO PARA OS AÇOS INOXIDÁVEIS NO PROCESSAMENTO DE ALIMENTO

Se o tipo de aço inoxidável é corretamente especificado para a aplicação, a corrosão não deverá ocorrer. A condição e acabamento da superfície são muito importantes para o sucesso na aplicação dos aços inoxidáveis. As superfícies lisas não somente permite boa limpeza, mas também reduz o risco da corrosão. Cuidados com a limpeza e manutenção preventiva, são essenciais para evitar esse tipo de problema.

5. FALANDO SOBRE ELETRODOMÉSTICOS EM AÇO INOX

Os aparelhos indispensáveis numa cozinha têm como imperativo de qualidade avaliações sobre os quesitos de resistência, durabilidade, facilidade de limpeza e higiene. Por este motivo, a preferência é por equipamentos feitos com inox. Levando isso em consideração, num levantamento feito pela ABINOX, todos os principais equipamentos da cozinha doméstica, tais como fogão, refrigerador, coifa e lavadoras são fabricados com aço inox 430.

EQUIPAMENTOS EM AÇO INOX 430: COMPRE SEM MEDO!
Como vimos, o uso do aço inox 430 é recomendado e muito utilizado dentro das cozinhas, domésticas e profissionais. Ele atende a todos os requisitados da vigilância sanitária, além de suportar com eficiência todas as necessidades de uma operação intensa. Dentre os benefícios do aço inoxidável, destaca-se:

  • Alta resistência à corrosão
  • Resistência mecânica adequada
  • Facilidade de limpeza/Baixa rugosidade superficial
  • Aparência higiênica
  • Material inerte
  • Facilidade de conformação
  • Resistência a altas temperaturas
  • Resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0 °C)
  • Resistência às variações bruscas de temperatura
  • Acabamentos superficiais e formas variadas
  • Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio)
  • Relação custo/Benefício favorável
  • Baixo custo de manutenção
  • Material reciclável

EQUIPAMENTOS DE COZINHA EM AÇO INOX 430 VOCÊ ENCONTRA NA COZILÂNDIA

A Cozilândia fabrica equipamentos de cozinha em aço inox 430, seguindo as recomendações e orientações dos órgãos competentes. Com isso, você tem a certeza de investir num equipamento de qualidade e com excelente custo-benefício.

Para saber mais sobre os equipamentos em aço inox 430 e conhecer toda a linha da Cozilândia, ligue para 11 2727-2626, chame no WhatsApp que está no canto da sua tela ou entre em contato por e-mail, clicando aqui.

Fonte: ABINOX – www.abinox.com.br

chamar no WhatsApp
Cozilândia www.cozilandia.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×
Aricanduva